Dia sim e dia não eu preciso fazer compras de verduras, frutas e carnes. Primeiro porque a geladeira é pequena - compramos uma simples e baratinha quando nos mudamos, uma vez que foi tudo feio meio às pressas - e segundo porque meu marido almoça e janta em casa todo dia, bem como meu filho. Essa semana, como boa dona de casa que também sou, fui ao açougue e dei uma bela investigada nas promoções. A costelinha de porco estava, por assim dizer, quase de graça! Sim, quando você tem filhos, você se preocupa com o preço da carne que consome tanto quanto com a qualidade dela. Aí resolvi trazer uma peça pra experimentar algumas receitas - são 2kg de costelinha, dá pra experimentar legal!
Fucei no Google algumas receitas pra serem feitas com costelinha suína e achei muitas variações daquela servida no Outback. Nós amamos o Outback! - insira aqui um coraçãozinho - Catei os ingredientes que tinha em casa e resolvi fazer "do meu jeito". Tem perigo nisso, claro. Mas eu sou bem ruim em seguir receitas à risca. Como ficou bacana, resolvi compartilhar com vocês o meu intento! Vejam aí!
Ingredientes:
- Para marinada:
cerca de 1/2 kg de costelinha suína cortada "à passarinho" (tinha um pouco mais, acho que uns 700gr)
alho picado
sal
pimenta
caldo de 1 limão
- Para o molho BBQ
1 cebola média picada
1 colher (sopa) de óleo
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1/4 xícara de molho inglês
1/2 xícara de catchup
sal
pimenta
Modo de fazer:
Deixe a costelinha marinando no limão, alho, sal e pimenta uma noite (eu deixei quase 12h, mas porque as coisas "cozinhísticas" mais elaboradas precisam ser feitas quando meu filho está na creche). Quando retirar da marinada, sele a carne cerca de 8 minutos. Não vai cozinhar por dentro, só por fora e vai ajudar a manter os sucos da carne e a deixá-la mais molhadinha. Reserve e parta pro molho.
Pro molho, comece dourando a cebola picada em óleo. Quando estiver bem douradinho, acrescente o açucar mascavo. Mexa bem. Acrescente, então, o molho inglês, mexa e acrescente o catchup. Acerte sal e pimenta conforme seu gosto.
Coloque a costelinha selada em uma assadeira ou em um refratário, despeje o molho, cubra com papel alumínio e deixa terminar de assar por cerca de 1h e meia.
Quem quiser tentar e deixar o feedback, é bem vindo. Ainda mais se fizer do seu jeito e acrescentar mais alguma coisa... Adoro reinventar receitas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário