29 de agosto de 2012

O que você vai ser quando você crescer?

De uns tempos pra cá minha terapeuta vem me instigando a pensar no que eu quero fazer quando "acabar" a faculdade. Volta e meia ela diz que eu vou me sentir mais "descansada" se trabalhar porque "as mães descansam do trabalho doméstico no emprego", etc e tal. Não sei porquê, mas discordei. A verdade é que, se eu puder, eu quero continuar estudando. Pois é, pasmem.

A gente passa boa parte da vida querendo parar de estudar. A gente reclama dos horários das aulas, dos professores, dos conteúdos, das abordagens e, principalmente, dos métodos de avaliação. Mas, verdade seja dita, agora que estou em vias de terminar minha segunda faculdade (é o que parece, ao menos), não quero parar. Dá agonia só de pensar em "arrumar um emprego" que não envolva ler, escrever, assistir aulas e palestras... Dá sim.

Talvez eu sempre soubesse que não queria parar quando comecei a cursar outra faculdade, né? Mas eu fiz de conta que não sabia disso e continuei reclamando das coisas que os estudantes reclamam. E, podem ter certeza, eu vou continuar reclamando caso eu prossiga meu caminho acadêmico. Mas não queria parar aqui e agora, não queria mesmo. Não sei se por culpa do desinteresse que sofri pelo jornalismo, me "desapaixonei" quando fui conhecendo os esquemas e ritmos de trabalho de cada área. Ou se, realmente, tem alguma coisa que me revigora nas aulas, nos livros, nas pesquisas... 

Minha terapeuta me sugeriu considerar a ideia de trabalhar com pesquisa. Será que é pra mim? Ser uma "boa estudante" faz de mim uma boa pesquisadora? Sei que as opções que o jornalismo me oferece hoje em dia não são interessantes... Ficaram menos interessantes ainda depois que Dudu nasceu (muito trabalho e pouco tempo pra ele, hora de chegada e nem previsão de hora de saída, fins de semana de trabalho, uma vida que me privaria de muito tempo vendo ele crescer). Será que a pesquisa é a solução? Tenho muito pra pensar. Muito mesmo. A começar por essa monografia (que tá saindo, mesmo com todas as tarefas que eu preciso realizar diariamente e com a dieta que resolvi voltar a fazer)... 

Depois dela eu começo a ver o que fazer da minha vida. Depois, tá dona terapeuta?

2 comentários:

  1. Pesquisa pode ser um caminho...um mestrado...há diversas áreas que não necessariamente uma redação.
    Onde trabalho mesmo há mtos jornalistas que trabalham com meio ambiente, lendo e escrevendo sobre.

    Acho que deveriamos abrir uma empresa de e para mães. Tenho um medo danado de qnd tiver filhos não ter tempo. Preciso abrir uma empresa que dê pra conciliar os dois. rs

    bju

    ResponderExcluir